Pular para o menu
1314125063
INTERNACIONAL

CTB embarca com uma delegação massiva para o 4º ESNA

Mais de 30 cetebistas participarão da quarta edição do evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto

23 de August de 2011 às 15:44

Desde o começo desta semana, dezenas de dirigentes da CTB e de sindicatos e federações ligadas à Central têm embarcado para Manágua, na Nicarágua, cidade onde será realizado, entre os dias 25 e 27 de agosto, a quarta edição do Encontro Sindical Nossa América (ESNA).

Mais de 30 dirigentes cetebistas, inclusive o Dirigente Estadual do RN, Moacir Soares, participarão do evento, que até esta terça-feira (23) já contava com a inscrição de mais de 200 delegados internacionais, além de outras centenas de sindicalistas nicaraguenses.

Para João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), o 4º ESNA colocará os trabalhadores da América Latina diante de diversos desafios, que precisarão de uma resposta firme para ser enfrentados.

“A integração regional me parece o maior desafio. O que a classe trabalhadora pode fazer nesse cenário de crise do capitalismo? Qual a contribuição que as centrais sindicais do continente podem dar? Como os trabalhadores podem intervir nesse processo?”, questiona o dirigente cetebista.

Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, embarca nesta quarta-feira para Manágua. Segundo ele, o sindicalismo brasileiro terá contribuições valiosas para o aprofundamento dos debates que serão realizados na Nicarágua. “A CTB difundirá a luta unitária do sindicalismo brasileiro pela construção da Agenda da Classe Trabalhadora, aprovada na Conclat de 1º de junho de 2010, e contribuirá para o fortalecimento da unidade e luta do sindicalismo em nossa região”, afirmou.

Todas as atividades do 4º ESNA serão realizadas no Auditório da Biblioteca da Universidade Nacional de Engenharia (UNI) “Simón Bolívar”, na capital da Nicarágua.

A seguir, confira a programação dos três dias de Encontro:

Quinta-feira – 25 de agosto

9h – Ato de solidariedade a Cuba e aos 5 Heróis. Solenidade de apoio à Campanha Continental “América Latina uma Região de Paz – Fora Bases Militares”.
11h-16h – Inscrições
17h – Ato inaugural
19h – Ato cultural

Sexta-feira – 26 de agosto

9h – Instalação do Encontro em plenário. Saudações das delegações e dados gerais do desenvovimento dos trabalhos.
12h – Trabalhos em três oficinas.
13h30 – Almoço.
15h – Oficinas.
19h – Ato cultural

Sábado – 27 de agosto

9h – Encerramento das oficinas
11h – Resumo dos trabalhos das oficinas. Propostas de moções de solidariedade e propostas para realização do 5º ESNA.
13h – Almoço.
15h – Plenário geral: leitura de resoluções.
17h – Ato de encerramento: Declaração final e Plano de ação.

Compartilhar: