Pular para o menu
1330973856
POLÍTICA INTERNACIONAL

Eleito presidente da Rússia sob protestos, Putin diz que eleições foram abertas e honestas

ob protestos e suspeitas, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, venceu as eleições presidenciais no país

05 de March de 2012 às 15:57

Brasília – Sob protestos e suspeitas, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, venceu as eleições presidenciais no país. Em discurso, ele disse que saiu vitorioso de forma  ''aberta e honesta''. Com 99% dos votos apurados, os resultados indicam que ele conquistou cerca de 64% dos votos. Mas a oposição informou que a eleição foi marcada por fraudes e convocou manifestação para hoje (5).

O segundo colocado nas eleições, o comunista Gennady Zyugannov, que ficou com 17,9% dos votos, condenou o resultado. De acordo com ele, o resultado mostra que a eleição foi ''injusta e indigna''.

Pouco depois de as pesquisas de boca de urna terem indicado a vitória, Putin fez uma aparição pública ao lado do atual presidente, Dmitry Medvedev, e agradeceu aos eleitores. ''Eu prometi que iríamos vencer e nós vencemos. Glória à Rússia'', disse Putin. ''Nós vencemos uma batalha aberta e honesta. Provamos que ninguém pode nos obrigar a fazer qualquer coisa''.

Ao assumir a Presidência da Rússia, Putin está cercado pela expectativa de promover mudanças no cenário político. O bilionário Mikhail Prokhoro, um dos candidatos da oposição, disse estar preocupado com possíveis violações ocorridas nesta disputa eleitoral. Ele preparou um dossiê sobre o assunto.

Segundo a organização não governamental (ONG) russa Golos, que recebe dinheiro de norte-americanos e faz o monitoramento de eleições na Rússia, o premiê conquistou pouco mais de 50% dos votos. A ONG informou ainda ter recebido inúmeras denúncias de que eleitores teriam depositado várias cédulas eleitorais.

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

Compartilhar: