Pular para o menu
1288371686
Libra

Governo anuncia maior poço do Pré-sal

Volume estimado das reservas é de até 15 bilhões de barris superando o campo de Tupi

29 de October de 2010 às 14:01

destaque

Foto: Arquivo

O volume de óleo nas reservas do campo de Libra, na área do Pré-sal da Bacia de Santos, foi estimado em até 15 bilhões de barris. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 29, pela Agência Nacional de Petróleo – ANP. Com isso, o volume estimado de Libra ultrapassa o campo de Tupi, cujas reservas haviam sido estimadas em até 8 bilhões de barris, assumindo, assim, a condição de maior reservatório do Pré-sal.

Sendo a área pertencente à União, a reserva deverá ser a primeira do pré-sal a ser leiloada pela ANP, mas ainda não há uma data para isso ocorrer. Segundo reportagem publicada em setembro pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o governo pretende leiloar as primeiras áreas da camada pré-sal, sob o novo modelo de partilha, já na primeira metade de 2011. Ainda de acordo com o jornal, está praticamente definido que a área de Libra será ofertada.

Tupi – Ontem (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a primeira estrutura definitiva de produção comercial na área do pré-sal. Foi no campo de Tupi, que tem capacidade de produzir até 100 mil barris/dia. A produção da nova plataforma, porém, será de 14 mil barris/dia até o fim do ano. Só em 2012 a capacidade total deve ser atingida.

Compartilhar: