Sindicatos preparam greve geral para maio na Itália

04 de March de 2011 às 15:00

A secretária-geral da Central Geral Italiana de Trabalhadores (CGIL), Susana Camusso, anunciou nesta quinta-feira (3) a realização de uma greve geral em todo o país, no dia 6 de maio, contra as políticas econômicas do Executivo.

Em um encontro com delegados sindicais, a dirigente da organização afirmou que a mobilização terá como alvo o ataque aos direitos dos trabalhadores por parte do governo de Silvio Berlusconi.

Susana adiantou que a greve será acompanhada de mobilizações nas principais cidades da península italiana.

O Comitê Diretor Nacional da CGIL considerou necessário realizar a manifestação para reconquistar um modelo unitário de contrato, diante dos parciais, lutar contra a precarização do trabalho e aumentar a proteção social.

O protesto do setor público e do educacional, marcado para o dia 25 de março, foi cancelado e em seu lugar serão realizados atos informativos sobre os motivos da greve geral, para garantir seu êxito, afirmaram fontes sindicais.

Esta será a quinta greve nacional, convocada pelo sindicato, contra as medidas restritivas do executivo de Berlusconi.

Prensa Latina